Setembro Amarelo: A importância da campanha para os profissionais do transporte

Casos de afastamento por situações psicológicas e transtornos mentais são cada vez mais frequentes, mostrando a necessidade da atenção sobre o tema.

Setembro Amarelo é a campanha destinada a prevenção do suicídio, ao qual o dia 10 do mês é destinado ao ‘Dia de Prevenção ao Suicídio’ data de cunho internacional na abordagem do tema. A campanha foi criada no ano de 2003, ano em que a OMS – Organização Mundial da Saúde, oficializou o 10 de Setembro como data para lembrar a importância da prevenção ao suicídio, fomentada pela morte do jovem americano Mike Emme em 1994. O amarelo, é devido a cor do carro utilizado para tirar a sua vida, um Mustang Amarelo. Na mesma cor, cartões e fitas eram distribuídas durante seu funeral com a seguinte mensagem em destaque: “Se precisar, peça ajuda”. No Brasil, a campanha foi institucionalizada no ano de 2015, com a criação do atendimento 188, destinado ao atendimento telefônico imediato para pessoas que necessitam de atenção para o apoio emocional. O serviço, foi criado pelo CVV – Centro de Valorização da Vida ou também conhecido por: Como Vai Você?

Para iniciar, é importante destacar: O suicídio é ocasionado em suma maioria, por transtornos mentais e estados psicológicos. O uso indevido de drogas, situações culturais, familiares e sociais, além de traumas ou percas, também são presentes nos motivos notados.

Os transtornos mentais e estados psicológicos tem sido um motivo cada vez mais frequente em afastamento de profissionais do setor de transporte coletivo e de cargas, em especial, motoristas.

Em todo o mercado de trabalho, o afastamento por motivos psicólogos já representa a segunda maior incidência e possui constante crescimento com média de 38% somente no último ano, afetando cerca de 90% das empresas com ao menos um afastamento do tipo em seu quadro de colaboradores.

Mesmo sem números oficiais divulgados de forma facilitada por entidades representativas, é notório a quantidade de afastamentos por questões psicológicas com relação a categoria, em especial por caminhões e ônibus.

A ausência de atrativos na maioria dos postos aliado a não valorização da categoria, espanta a qualificação de novos profissionais que não atingem números suficientes para cobrir a quantidade dos que se aposentam e dos novos postos de trabalho criados.

Ambientes insalubres, falta de empatia provocada por lideranças não qualificadas, cobranças feitas sem que ofereça as condições mínimas de cumprimento, também são motivos apontados dentro das empresas para que o cansaço mental se expanda com maior facilidade.

Longas jornadas, trânsito carregado, falta de estrutura mínima para as diferentes subcategorias também possuem sua parcela de culpabilidade.

Além da questão óbvia de defender ambientes profissionais mais acolhedores, confortáveis, empáticos, justos e de valorização da mão de obra disposta e qualificada cada vez menos disponível no mercado, precisamos falar da flexibilidade para facilitar o acesso a serviços relacionados aos atendimentos psicossociais.

A psicologia deve fazer parte do tema cultural das empresas que compõem o setor em todas as esferas e deve ser fomentado através de incentivos, a contratação de profissionais do ramo para atendimento primário e imediato aos profissionais que necessitam do acolhimento, bem como a aderência de planos de saúde que possibilitam o acesso a serviços do tipo de forma facilitada e sem complicações.

Valorizar a incentivar a expansão dos serviços sociais e serviço nacional do transporte – SEST SENAT, que também oferece além de diversos outros serviços de saúde, o atendimento psicológico que conta com alta procura nas unidades existentes e em funcionamento.

Falar é sempre a melhor solução. Cuide da sua saúde mental e esteja ao lado de quem precisa.

Se precisar, peça ajuda. Você não está sozinha (o)!